julho 31, 2010

Mulher, Mãe e Cidadã


Duas grandes mulheres da minha sagrada linhagem feminina: minha Mãe e minha Filha, abençoadas sejam!



Durante o atendimento pré-natal, no parto e nascimento, assim como após o parto, a mulher deve receber atenção especializada uma vez que ela e seu/sua bebê precisarão de cuidados específicos pertinentes ao cíclo da maternidade.

Para exercer a sua cidadania e garantir que os seus direitos serão respeitados é preciso, primeiramente, que a mulher conheça os seus direitos.

É seu direito receber informações claras, objetivas e de fácil entendimento sobre tudo aquilo que acontece com você e seu/sua bebê, todos os exame, todos os procedimento e tudo aquilo que você julgar necessário de esclarecimento. Esse direito é baseado na Declaração Internacional de Direitos Humanos. Através dos depoimentos que ouvimos de amigas, irmãs e outras mulheres de nossas vidas, sabemos que atualemente esse direito à informação e autonomia de corpo é sistematicamente violado.

"Para nós [profissionais da saúde] é um susto saber que a questão da assistência como tema de
direitos humanos tem sido mesmo levada a tribunais internacionais como exemplo
de violação do direito humano das mulheres à sua dignidade e à sua integridade
corporal." *1


O trabalho de educação à saúde dentro de uma abordagem humanista busca facilitar o acesso da mulher-mãe as informações corretas de um modo personalizado. No meu trabalho como Educadora Perinatal, levo informações às mulheres e suas famílias através de rodas de conversa, palestras, cursos, atendimento individual e em toda oportunidade.

Considero uma honra poder compartilhar com diversas mulheres e seus familiares esse momento tão significativo, que é o nascimento de uma nova família. Considero também, que esse trabalho é a minha contribuição ao mundo que eu idealizo como mulher, mãe e cidadã.

Informe-se! Links sobre direitos sexuais/reprodutivos e fontes de educação em saúde:
Fique Amiga Dela
Coletivo Feminista

Referência:
*1] O que nós como profissionais de saúde podemos fazer para promover os direitos humanos das mulheres na gravidez e no parto (em .pdf)

Essa cartilha foi escríta especialmente para os profissionais de saúde, mas, as informações são colocadas dentro de uma liguagem acessível para usuárias da saúde também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário