Apoio antes, durante e após o parto.
Você está grávida ou tem um recém-nascido em casa? Parabéns! Você merece uma doula. Ela é uma profissional experiente em assuntos da maternidade como gestação, parto, pós-parto e amamentação.
1. Quem é a doula?
"Doula" vem do grego, "mulher que serve a outra”.
A "doula" é uma mulher especialmente treinada para dar suporte físico, apoio emocional e informações a outras mulheres/casais, antes, durante e após o parto. Sua atuação é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e várias outras entidades internacionais de saúde.
2. O que faz ela faz...e não faz?
Durante a gestação ela encontra com a gestante/casal para oferecer orientações, auxiliar na preparação, ajudar a mulher identificar seus desejos para o parto e indicar profissionais, quando necessário.
No parto, a doula acompanha a parturiente durante o trabalho de parto e parto, permanecendo até 2 horas após o nascimento. Ela utiliza recursos naturais para aliviar a dor e para facilitar o nascimento.
Alguns recursos naturais utilizadas pela Doula:
- Massagens
- Visualização
- Movimentos e Posturas
- Respiração e Relaxamento
- Vocalização
- Hidroterapia
- Bola de Parto
No pós-parto a doula faz visita no domicílio para conversar com a mulher sobre a vivência do parto. A doula pode também oferecer o serviço de Doula de Pós-parto, onde ela permanece no domicílio por algumas horas durante as primeiras semanas. Ela orienta nos cuidados com o recém-nascido, na amamentação e na recuperação materna.
O que ela não faz:
A doula é um profissional não-médico, portanto não executa qualquer procedimento médico e não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. Ela também não toma decisões pelas suas clientes. Seu papel é oferecer apoio emocional, suporte físico e informações, quando necessário.
3. A doula e o pai ou acompanhante
A doula não toma o lugar do pai ou acompanhante escolhido pela mulher. Vale lembrar que o pai/acompanhante também está passando por uma experiência marcante em sua vida. Ele também merece apoio emocional e precisa de esclarecimento sobre os diversos procedimentos realizados durante o parto e com o bebê. Com as dicas e o apoio da doula o pai/acompanhante pode ser um participante ativo, dentro do seu limite de conforto.
4. Benefícios para Mãe e Bebê
As vantagens do acompanhamento da doula foram demonstradas em vários estudos científicos.
Entre eles são a:
- diminuição de 50% nas taxas de cesárea
- diminuição de 20% na duração do trabalho de parto
- diminuição em 60% nos pedidos de anestesia
- diminuição de 40% no uso da ocitocina (hormônio sintético para acelerar o parto)
- diminuição de 40% no uso de fórceps
- diminuição de complicações em geral para mãe e bebê
- maior índice de amamentação
- maior satisfação da mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário