agosto 25, 2010

Rebozo: Manta Mexicana usada por Parteiras e Mulheres


foto: Estatueta de gestante carregando uma criança nas costas com rebozo. O pano branco utilizado como fundo da foto é um rebozo branco.

Eu ganhei essa estatueta e o rebozo de duas Parteiras Mexicanas, Dona Queta e Dona Irene, no Encontro Internacional de Parteiras Tradicionais em Pernambuco. Eu também tenho outros rebozos que adquiri na oficina de outra Parteira Mexicana, Naoli Vinaver.

O que é um Rebozo?
Um Rebozo é um xale (faixa de tecido retangular geralmente algodão) utilizado pelas mulheres mexicanas e andinas. Dona Queta e Dona Irene me contaram que os rebozos são utilizados pelas parteiras na gestação, no parto e pós-parto para a técnica conhecida como "manteada" e como acessório para a parteira "ficar bonita e quentinha." Inclusive é comum ver mulheres utilizando o rebozo como parte de suas roupas e para carregar crianças no colo (tipo sling).

Meus Rebozos:
Meu rebozo branco tem 68 cm de largura com 1,80 de comprimento contando as franjas (aproximadamente, 13 cm de franja em casa ponta). Meu rebozo rosa tem 55 cm de largura por 1,60 de comprimento, sem as franjas que já se encontram todas emboladas (aproximadamente, 25 cm de franja em cada ponta).

Quando é utilizado o Rebozo?
- Meninas e mulheres utilizam rebozos como peça de roupa e/ou para carregar crianças no colo com conforto sem sobrecarregar os braços.
- Parteiras e mães usam rebozos durante todo o período de gestação, parto, pós-parto e primeira infância como um recurso para facilitar a vida das mães.

Quais são as técnicas executadas com o Rebozo?

- Gestação: Parteiras usam o rebozo para realizar movimentos de abertura da pelve e alongamentos junto com massagens nas consultas de pré-natal.

- Parto: Mulheres adotam posições verticais, como de cócoras com ajuda de um rebozo amarrado no alto. Outra técnica é a mulher puxar o rebozo durante os puxos para facilitar o nascimento do bebê, como na brincadeira de criança cabo de guerra. Ainda outra técnica de grande aprovação pelas mulheres são os alongamentos de pelve realizados durante as contrações, também a fricção na lombar com o rebozo. As técnicas são diversas, podem também ser utilizadas com a bola de nascimento (bola tipo pilates)

- Pós-parto: O "ritual de fechamento do corpo" utiliza o rebozo para massagear e alongar o corpo da mulher nos primeiros dias logo após o parto. Veja fotos no link abaixo da Fisio e Doula, Renata.

- Primeira Infância: Bebês e crianças são carregados, amamrrados ao corpo de seus cuidadores seja mães, pais ou irmãos mais velhos, dos primeiros dias de vida até quando pesar uns 15 kilos, mais ou menos 3 anos. Carregar crianças com a ajuda do rebozo proporciona conforto para quem carrega e carinho para quem é carregado. O rebozo além de prevenir as possíveis dores nos braços e punhos, facilita a amamentação e criação de vínculo. Diversos estudos científicos demostram que crianças que são carregas no colo durante os primeiros anos de vida, choram menos, são mais seguras e amamentam mais.


Referências:
Fisio & Doula
Wikilingue


Links das Parteiras Mexicanas:
Site da Naolí Vinaver
Dona Queta, Parteira Indígena e Dona Irene, Parteira Tradicional

Videos sobre o parto humanizado no México:
Parto Libre no Vimeo

2 comentários: